BLOCO:
Refere-se a uma fundação direta, normalmente de concreto ciclópico; é como que uma sapata com grande espessura, formando assim um maciço que dispensa armadura no concreto.
É dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem que haja a necessidade de armadura.
Quando há atuação de pequenas cargas, este tipo de fundação é a mais utilizada, por exemplo em prédios de até 4 pavimentos e residências como esta apresentada aqui no blog.
Estas resistem aos esforços de compressão simples que são descarregadas das estruturas através dos pilares direto a fundação, geralmente estes blocos ficam a uma profundidade entre 1,0 m a 5,0 m.
CARACTERÍSTICAS:
O que caracteriza a fundação em blocos é o fato da distribuição de carga para o terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, se houver um pilar haverá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo.
A construção dos blocos pode ser realizada de tijolos maciços, concreto armado ou simples e até mesmo de pedra.
CONCLUSÃO:
Devido a necessidade da obra em questão, foi utilizado este tipo de fundação ( em bloco) pois é o que atende as necessidades estruturais da residência, sempre determinado em projeto...